top of page
Buscar
  • Foto do escritorAngie's Atelier

Tipos de saia


Saia - aquela peça que todas nós gostamos... ou nem por isso... :)


Pois é, eu amooooo saias! É verdade que pode não ser a peça mais prática no dia-a-dia, mas que ela dá um ar bem feminino e delicado, isso ninguém pode negar.

A variedade no que toca aos cortes de saia, é imensaaaaa... chega até a ser difícil definir todos os cortes e feitios... é preciso quase um dicionário!

Mas, vamos escolher alguns deles e partilhar algumas dicas sobre quem fica mais favorecido com cada tipo.

Agora atenção! Nada de dizer que este ou aquele tipo de saia está proibido para este ou aquele tipo de corpo! Cada uma usa o que bem entender, ninguém tem contas a prestar nesse sentido e cada pessoa é livre de vestir como ela entende que lhe fica bem. Ninguém é obrigado a nada, mas somos todos obrigados a respeitar o gosto alheio. :)

Agora, sem mais demoras, vamos a isso:


Saia Godê

A saia modelo godê ou circular, é uma saia que tem uma cintura mais solta e é mais aberta na zona da bainha. É um corte intemporal e muito versátil.

Ideal para corpos de tipo rectangular, para acentuar a cintura e para equilibrar a figura de quem tem ombros largos. Saia godê não é indicada para quem quer disfarçar os quadris.


Saia Evasê

A saia evasê, ou de corte “A”, tem cintura mais justa e alarga ao longo do comprimento.

Ideal para quem tem mais volume na parte de cima do corpo e quer equilibrar a silhueta, ou para quem quer marcar bem a cintura. Mulheres de quadris largos também ficam favorecidas com este modelo. Já quem tem cintura muito fina e coxas muito grossas, pode preferir evitar este modelo.


Saia reta

Nesta saia, a largura da cintura é quase igual à largura da bainha. É uma peça praticamente “neutra”, pois não destaca, nem disfarça, nenhuma zona do corpo.

Por esse motivo, esta saia pode ser usada em looks neutros por quase todos os tipos de corpo. Sim - quase - Porque os corpos do tipo “triângulo invertido” tendem a perder algumas curvas naturais ao usar este modelo.


Saia midi

A saia midi é um símbolo de feminilidade. Apesar de ter a fama de achatar o visual, a saia midi pode ser usada com facilidade por todo o tipo de corpos, se combinada com os acessórios certos, principalmente sapatos.

Deve ser usada com saltos altos, alongando a figura, uma vez que este tipo de saia destaca a parte mais fina da perna, o tornozelo. Se os sapatos forem em tons nude então, a combinação é perfeita. Mas, para quem preferir não usar saltos, pode usar-se com saltos baixos, mas nesse caso, devem evitar-se os sapatos com presilhas à volta do tornozelo e os sapatos de feitios arredondados. Sapatos de bico fino, ainda que baixinhos, vão ficar bem.


Saia Lápis

Normalmente, este tipo de saia é mais utilizado em looks clássicos, mas pode ser combinada de formas diferentes e adaptada para qualquer estilo, se usada com os acessórios certos.

A saia lápis tem cintura alta e, por norma, comprimento pelo joelho. Por ser um modelo mais justo, destaca as curvas e os quadris. Ideal para formatos de corpo ampulheta, destacando as formas naturais, ou para quem tem menos curvas, dando um visual mais feminino. Mulheres de menor estatura, com quadril largo, perna grossa ou barriguinha não costumam ficar muito favorecidas com este modelo.


Saia longa

Talvez um dos modelos mais versáteis, pois tende a ser fácil de adaptar tanto a looks de dia, como de noite.

A saia longa favorece muito as mulheres longilíneas, que podem usar e abusar de estampados e cores vivas nesta peça. As mulheres mais baixinhas ou com mais curvas devem usar esta saia sempre com saltos. Quanto a cores e estampados, neste caso devem ser mais neutros e escuros e, preferencialmente, a saia não deve ser rodada, com o risco de achatar a figura.


E então, já escolheste a tua saia preferida? Deixa aqui nos comentários a tua dica de estilo para usar saia.

58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page